EE COM. ANTÔNIO FIGUEIREDO NAVAS
ADAÍSA ADAIL ALVES DINALLI
CLÁUDIA
BARBOSA VIEIRA
RUBENS TADEU GARCIA
OLIVEIRA
O JORNAL COMO
FACILITADOR DA APRENDIZAGEM
PROMISSÃO/SP
JUNHO/2013
EE COM. ANTÔNIO
FIGUEIREDO NAVAS
Adaísa Adail Alves Dinalli
Cláudia Barbosa
Vieira
Rubens Tadeu Garcia
de Oliveira
O Jornal na Escola Como Facilitador da Aprendizagem
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Promissão/SP
Junho/2013
Sumário
Justificativa.......................................................................................................................... 4
Objetivos.............................................................................................................................. 5
Metas................................................................................................................................... 5
Procedimentos..................................................................................................................... 5
Recursos............................................................................................................................... 6
Aspectos Facilitadores.......................................................................................................... 7
Aspectos Dificultadores........................................................................................................ 7
Avaliação.............................................................................................................................. 7
Referências.......................................................................................................................... 8
JUSTIFICATIVA
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O jornal é um importante meio de comunicação. É através dele que tomamos conhecimentos de fatos que acontecem no lugar onde moramos, no nosso Estado, no País e no Mundo.
É também um excelente
instrumento de divulgação das atividades pedagógicas e de conteúdos
trabalhados nas diversas áreas do conhecimento. Partindo desse pressuposto, é
importante criar espaços na escola onde o aluno possa expressar suas opiniões,
desenvolver a criatividade, o discurso oral e escrito, enfim, colocá-lo em
situações de uso real da escrita de vários gêneros textuais.
A implantação desse projeto facilitará a
comunicação e a articulação da escola entre os professores, familiares, alunos
de turnos diferentes, enfim todos que se interessam pelo jornal. Também
servirá como suporte para os alunos desenvolverem e melhorarem suas
habilidades de leitura, interpretação e produção de textos, e ao mesmo tempo,
estarão trabalhando as habilidades e competências abordadas no Saresp.
Espera-se que através da leitura orientada, o jornal venha contribuir para a formação do aluno-cidadão, conhecedor de assuntos que dizem respeito à sociedade em que vive, auxiliando esse jovem na formação do senso crítico e no exercício pleno da cidadania. Quando a prática de ler é incentivada desde os primeiros anos escolares, e essa leitura contempla textos reais, o jovem cresce mais autônomo e consciente de seu papel social. |
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OBJETIVOS
OBJETIVOSO
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- Orientar os educadores no desenvolvimento
de atividades diferenciadas, utilizando o conteúdo do jornal;
- Formatar ações pedagógicas unindo o
instrumento de informação ao currículo, e assim estimular o senso crítico e
opinião dos alunos;
- Contribuir para que os alunos adquiram o gosto de ler jornal e possa, a partir de uma leitura orientada, exercitar a cidadania e interessar-se por outras leituras; - Aperfeiçoar a escrita e leitura; - Envolver a comunidade escolar veiculando as informações e acontecimentos mais importantes ocorridos durante o bimestre. |
METAS
ME
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- Avançar em 70% o hábito de leitura e consequentemente uma
melhoria significativa na escrita e nas avaliações internas e externas.
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PROCEDIMENTOS
PROCEDIMENTOS
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1º Passo
- Reunião com o grupo de alunos para expor o objetivo do jornal: definição das colunas e matérias que serão publicadas e distribuí-las entre os alunos: Conteúdos do jornal: 1. Editorial 2. Atualidades e notícias atuais; 3. Charges sobre a Copa da Confederação e da Copa do Mundo; 4. Acontecimentos importantes: notícias produzidas pelos alunos sobre os eventos e atividades pedagógicas desenvolvidas na escola, 5. Esporte – eventos esportivos que os alunos participaram durante o ano; 6. Especial- espaço reservado para divulgação de matérias relacionadas a história da escola ou o que está relacionado com ela. 7- Espaço reservado aos Vestibulares. 8. Entretenimentos: Caça- palavras, cruzadas, 7 erros, tirinhas, piadinhas, dicas etc... 2º Passo Coleta de dados para a produção das matérias e solicitação das matérias produzidas pelos alunos envolvidos no projeto para revisão e edição. 3º Passo: Digitação, formação e publicação da edição. 4º Passo Distribuição da edição na comunidade escolar. |
RECURSOS
Suporte de publicação: impresso.
Materiais:
computadores, Internet, programa de editor de texto e de desenho, impressora,
câmera fotográfica digital, pen drive, papel sulfite, cópias reprográficas,
tonner, data show;
Humanos: Professores, Alunos, Professor Coordenador
Pedagógico do Ensino Fundamental e Médio, Equipe Gestora, Agentes de
Organização Escolar.
ASPECTOS
DIFICULTADORES
• Não Houve
ASPECTOS FACILITADORES
• Entusiasmo dos alunos pelo projeto.
A busca por alternativas pedagógicas que favoreçam o aprendizado, particularmente da leitura e escrita; o trabalho com jornal em sala de aula faz parte deste contexto, inscrevendo-se como busca por opções atrativas e mesmo prazerosa de exercitar e leitura e possibilitar assim, a escrita de forma qualitativa.
ASPECTOS FACILITADORES
• Entusiasmo dos alunos pelo projeto.
A busca por alternativas pedagógicas que favoreçam o aprendizado, particularmente da leitura e escrita; o trabalho com jornal em sala de aula faz parte deste contexto, inscrevendo-se como busca por opções atrativas e mesmo prazerosa de exercitar e leitura e possibilitar assim, a escrita de forma qualitativa.
AVALIAÇÃO
Será
durante o processo de execução e após a entrega de cada periódico além de
observarmos os seguintes critérios: interesse, participação, comprometimento, realização
e diálogo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MARCUSCHI, Luiz A. Gêneros textuais no ensino de língua. Minicurso proferido
na 10. Jornada Nacional De Literatura da Universidade de Passo Fundo, 27 a 29
de agosto de 2003.
CITELLI,
B., GERALDI J. W. (Org.) Aprender
e ensinar com textos de alunos.
3ª Ed.: São Paulo: Ed. Cortez, 2000.
GERALDI, João W. (Org.) O texto em sala de aula: Leitura e
produção. 2ª Ed. Cascavel, Assoeste, 1984.
FARIA.
Maria Alise. O jornal na
sala de aula. 13ª Ed. São Paulo. Contexto, 2007.
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